domingo, 20 de maio de 2012

Ukiyo-e: Retratos do Mundo Flutuante

Boa Tarde minna! Tudo bem com vocês? Espero que sim!! Para consagrar a minha volta ao blog, um post sobre cultura japonesa! Já disse no blog sobre um famoso pintor de Ukiyo-e. Katsushika Hokusai foi i homem que pintou o quadro "A Grande Onda de Kanagawa". Mas hoje, eu vou falar sobre o estilo de pintura Ukiyo-e.

Ukiyo-e é um tipo de estampa, semelhante a xilografura, que foi desenvolvida no Japão na Era Edo (1603-1867). No ínicio era chamada de Imagens de um mundo triste pois retratava uma coisa séria. Mas depois de virar bem popular, os seus artistas começaram a pintar coisas fantasiosas e por isso agora é conhecida como Retratos do Mundo Flutuante.


O Ukiyo-e difundiu-se rapidamente devido à facilidade em ser produzido em massa. Suas obras eram adquiridas principalmente pelos comerciantes burgueses, que geralmente não eram ricos o bastante para encomendar uma pintura original. O tema original do Ukiyo-e era a vida urbana, especificamente atividades e cenas da área do entretenimento: belas cortesãs, lutadores de sumô e atores populares retratados quando ocupados em atividades interessantes. Mais tarde as paisagens também se tornaram populares.

As gravuras, de um modo geral, eram feitas da seguinte maneira:


  1. O artista produzia um desenho matriz usando tinta;

  2. Um assistente, então chamado de hikkō, criaria um traço (hanshita) do mestre;

  3. Os artesãos colam esse desenho (hanshita) com a frente para baixo num bloco de madeira. Em seguida talham o bloco nas áreas onde o papel estava em branco, deixando o desenho invertido como uma cópia em relevo no bloco, mas eliminando o desenho original;

  4. Este bloco era colorido e impresso, fazendo cópias próximas à exatidão do desenho original;

  5. Estas cópias por sua vez eram coladas, com a frente para baixo em outros blocos e aquelas áreas da obra que deviam ser impressas em uma cor específica eram deixadas em relevo. Cada um destes blocos imprimiria ao menos uma cor no projeto final;

  6. A combinação resultante dos blocos de madeira eram recoberta em cores diferentes e impressas sequencialmente no papel. A impressão final firma as impressões dos blocos anteriores, sendo que alguns podem ser impressos mais de uma vez para obter uma maior profundidade da cor.




Houve uma época que, retratos de cortesãs, geishas e atores foram proibidos. Porém, depois de um certo tempo, voltaram a ser publicados após a legalização.

Mas, com a chegada das fotos, o Ukiyo-e saiu de moda e foi deixado de lado. Porém o Ukiyo-e influenciou alguns artistas expressionistas do século XIX (19).

 


Uma coisa muito popular no Ukiyo-e era mostrar o sexo. Ao invés de ser uma coisa em que quase ninguém falava, era o contrário, uma das coisas mais comuns. Porém, quando algum artista fizesse algo muito implícito, ele era punido. Normalmente eles expressavam o sexo como uma imagem da primavera, conhecida como Shunga lá no Japão, que era um eufemismo para o sexo.













Fonte: 01 02


Espero que tenham gostado do post! :D Ah sim, não se esqueçam de comentar!! Um abraço a todos!! Até mais

0 comentários:

Postar um comentário