sábado, 18 de fevereiro de 2012

Por que devemos tirar os sapatos ao entrar em uma casa japonesa?

Bom dia Minna! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje, venho falar sobre este costume japonês que é tirar os sapatos ao entrar na casa! Aposto que muitos de vocês se perguntaram o por que deste costume! Nós aqui do Brasil e de outras partes do mundo, não ligamos muito em entrar em casa com o mesmo sapato/tênis que viemos da rua. Um dos motivos é a limpeza, claro! Você com certeza já deve ter pisado sem querer em chicletes, ou até mesmo, nos piores casos, em fezes de cachorros. É muito desagradável! Principalmente que seus familiares iriam ficar bravos com você, ao chegar sujando a casa. Para os japoneses, uma casa limpa, com o chão também limpo é proteger a casa das contaminações e do lixo da rua. Mas além desta higiene toda, também é uma questão espiritual, onde, quando se tira os sapatos, você se liberta das energias ruins. Ou seja, tirando o seu sapato na Genkan (玄関), você não estará permitindo que as impurezas atrapalhem a harmonia de sua casa.



Genkan é o local onde se deve deixar os sapatos. Ela se encontra na entrada da casa e normalmente, é sempre um degrau abaixo do nível da casa. É como se fosse o hall de entrada da maioria das construções japonesas. Mas lembre-se: Toda vez que entrar em uma casa, ao tirar seus sapatos, não se esqueça de virar a ponta do sapato (o bico em si) para a direção oposta a do degrau, normalmente, virada para a porta. Em caso de alguma reunião, ou algum evento que reunirá muitas pessoas, lembre-se de arrumar os seus sapatos de forma que não atrapalhe a passagem e que fique fácil para caso outra pessoa tenha que arrumar ou para sair.



Uma coisa importante é não se esquecer de utilizar o Surippa(Espécie de Chinelo, Pantufa) dentro de casa. Mas atenção, os Surippas só são usados nas áreas onde não haja tatami. Quando algum cômodo tiver tatami, deve-se andar descalço. É possível que, ao usar o banheiro, você encontre outro par de Surippa por lá. Você então se pergunta: "O que faço agora?". Estes surippa, chamados de Toilet Surippa são usados apenas no banheiro. Ao se encontrar com eles, lembre-se de retirar o que está usando, calçá-los, usar o banheiro, e atenção: Não saia para a casa usando o Toilet Surippa, você deverá deixá-lo no local onde encontrou e calçar o Surippa normal de volta.



Caso você está morando no Japão, e sua casa tem um Genkan, tenha sempre um par de Surippas para as visitas. Como no caso dito acima, sobre alguma reunião, ou até mesmo evento, não se esqueça que, o local pode não ter Surippas suficientes, então, por precaução, leve o seu próprio par, para não ficar andando descalço pelo local. Em alguns restaurantes, é necessário tirar o sapato. Para isso, vá com um sapato fácil de ser retirado e fácil de calçá-lo novamente, para evitar ficar horas tirando o par.


Existem vários tipos de Surippa, de diferentes preços, os que tem algum personagem, ou até alguns mais reforçados, para caso de terremotos!


Gostou do Post? Tem algum par de Surippa? Já foi em alguma casa/local que tinha? Comente aí!!



2 comentários:

Eu simplesmente AMO esse costume!!

Bom carnaval, bjus!

Gostei da matéria, lembro que a primeira foto eu que fiz a montagem, mas o legal que você deu uma incrementava boa no assunto, ficou muito bacana!

Postar um comentário