segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Re-Post: Guia para socializar em Eventos!

Como vocês puderam ler no último post, dia 14 foi o aniversário do blog! Vasculhando nos arquivos do blog, encontrei este post super interessante! O Guia para socializar em eventos! Eu Estarei repostando ele agora, claro, editado!!
Em 5 passos, estarei explicando à vocês como socializar facilmente em eventos!

1º Passo - Conheça Redes Sociais, Faça Parte de Grupos/Comunidades/Discussões, conhecendo algumas pessoas antes!



Todo evento tem o seu próprio site! Claro que alguma pessoa, sendo ela da staff ou não, vai criar uma comunidade ou abrir uma discussão, alguma coisa para, além de divulgar, fazer com que as pessoas se conheçam! Acima, coloquei na foto 3 das redes sociais usadas atualmente, e 1 própria para otakus! Não fique aí parado pensando na morte da bezerra, corra atrás! Visite Fóruns, Crie perfis nas redes sociais (aconselho as citadas na foto acima), adicione as pessoas no MSN, converse. Se deu bem com uma pessoa marque um lugar para se encontrarem no dia do evento, para irem juntos! Só não marque na casa da pessoa, aliás, você pode acabar sendo sequestrado e ninguém deseja isso! Marque umas quadras antes, para ir conversando, ir quebrando o gelo de pouco em pouco. Quem sabe você não sai do evento com um grande amigo(a) com você?!?! Agora que você socializou antes, Socialize na hora de entrar com o 2º Passo!

2º Passo - Entre na Conversa com o Pessoal da Fila!



Todo evento tem fila! Não importa se é fila para as pessoas que ainda não compraram o ingresso, ou a fila para quem comprou ingresso antecipado, ou se é a fila das Caravanas! Tem fila! Suponhamos a seguinte situação:

Você está indo pro evento sozinho e esqueceu de fazer o primeiro passo!! Você é um super fã de Bleach (por exemplo). Você vai pro fim da fila, como uma pessoa normal! Na sua frente há um grupo de cosplayers que, por um acaso, estão todos com 'cos' de Bleach! A pessoa mais próxima de você é um Homem vestido de Ullquiorra!

O que fazer na situação acima? Converse com o grupo, puxe conversa, use seus conhecimentos de bleach, fale sobre partes engraçadas e tensas, não se acanhe! Saiba ouvir o que os outros dizem! Não adianta você falar simplesmente, pois, o clima fica chato! Agora, se você puxou conversa e eles não deram bola, não insista, deixa para a próxima vez! Mas não é por que não deu certo com eles, que não dará certo com ninguém, mesmo você estando em último na fila, é só por um momento, logo logo vão chegando mais pessoas e elas tem que ir para a fila também! Uma outra oportunidade é, se você for um Otaku do tipo Gamer, ou simplesmente um Gamer, e por um acaso, tenha levado o seu Console Portátil, provavelmente você encontrará pessoas na fila com o mesmo Console, ou parecido, que dê para jogar em conjunto. Se eles estiverem muito na sua frente, e você consiga conversar com eles e dê uma boa conversa, você ainda sai ganhando de não ficar muito tempo na fila!! n_n
Depois de Socializar na Fila, as portas se abrem e você tem que socializar durante o evento! Siga os próximos passos!!

3º Passo - Salas Temáticas = Ótimo lugar para fazer amigos com o mesmo gosto!!


Seja uma sala temática que fale de anime, ou uma que fale de jogos e tenha algum console para você jogar, salas temáticas são ótimos lugares para se fazer amigos! Pegando o exemplo acima, do caso que você é um super fã de Bleach. Você, neste evento que foi, descobre que existe uma sala temática falando sobre Bleach! Não perca tempo, vá lá e converse com as pessoas, com o pessoal da Staff da sala, com todo mundo! Mas não é por que tem uma sala de Bleach que só existe isso no Evento! Conheça outros lugares também, o espaço de jogos (quase todo evento tem), O mini shopping, a mini praça de alimentação, o local onde os cosplayers estão se apresentando, a parte de RPG (mesmo você não curtindo)... você tem que andar muito nos eventos para se socializar muito bem! O próximo passo fala mais sobre o seu sexo oposto!

4º Passo - Homem X Mulher - Conheça as pessoas do seu sexo oposto! 



Não adianta falar que você nunca dá aquela reparada em tal menina(o)! Com certeza você tem uma vontade imensa de pegar o msn/telefone daquela(daquele) cosplayer linda(o)! Imagine então você sair do evento namorando? Quem nunca teve um sonho desses? Mas, não adianta ficar parado só olhando, como já foi dito aqui, CORRA ATRÁS. Chegue na pessoa e converse, se ela estiver de cosplay, peça para tirar uma foto (isso é super normal), se não estiver de cosplay, não tem problema algum, chegue conversando! Algumas dicas:


  • Nunca chegue falando: "Oi, te achei linda(o), quer sair comigo?". Primeiro que é muito arriscado, você não sabe se a pessoa tem um namorado, nem se ela tem uma opção sexual igual a sua! Segundo que isso é muito estranho '-'. 
  • Repare em algumas coisas antes de puxar a conversa (broches/bandanas/camisetas/luvas...). Existem infinitos pontos que a pessoa pode ser parecida com você. Usando o exemplo do post, a pessoa pode estar com uma Camiseta do Bleach! Converse! 
Mas, a ideia em si, não é só Homem X Mulher! Poxa, se você for só com este pensamento, você sairá do evento com poucos amigos! Mesmo que seja legal você conhecer muitas pessoas do sexo oposto, as vezes, se você conhece uma pessoa do mesmo sexo que o teu, vocês se tornem grandes amigos para todo o sempre! Nunca deixe de socializar!
Nota: Não é por que você conseguiu falar com a pessoa do sexo oposto, que vocês vão acabar se beijando! Claro, muitas vezes (a maior parte das vezes) isso acontece, mas não vá com sede ao pote!!

5º Passo - O que NUNCA fazer?


Você é novo no local, nunca foi à um evento, ainda mais, vai ao seu primeiro evento sozinho. Aí você se pergunta: "O que não posso fazer?". Isso é simples:


  • Não aconselho o uso das plaquinhas! Porque devemos de concordar que é meio estranho você ficar pedindo coisas através de uma plaquinha. Se quer pedir alguma coisa, vá na pessoa e peça sem precisar da plaquinha!! Okay, Algumas pessoas são criativas e fazem plaquinhas que chamam a sua atenção (como no caso da "Carol!!! Cadê Você!" abaixo). Eu só não aconselho, não estou proibindo o uso! 


  • Não seja uma pessoa chata, mantenha o respeito com tudo e com todos! Imagina, no meio de uma apresentação de cosplay, aquela menina está com o 'cos' da Kagome (InuYasha), e você fala: "Linda, gostosa, 'ai se eu te pego'...". Isso não é nada legal, além de você poder ser zuado pelo apresentador e também multado pelos staff's!! 

  • Não tente ser o cara mais esperto do evento! Não é por que você assistiu Mais de 40 animes que você seja muito bom! Seja sempre humilde, fale do que gostou e do que não gostou, saiba ouvir as outras pessoas, e mesmo que elas falem de algo que vc não goste, não é motivo para acabar com a conversa. Um exemplo na vida real: Na minha escola, existem várias pessoas que ouvem funk, pagode, e coisas que eu não gosto de ouvir. Não é por isso que eu não posso ser amigo dessas pessoas. Não é por que uma pessoa gosta mais de Naruto na TV aberta que você vai parar de falar com ela, isso é um pré-conceito sobre a pessoa. Mesmo ela assistindo na TV aberta, não quer dizer que ela não saiba de todos os Jutsus e outras coisas! SEJA HUMILDE

Gostaram do post? Espero que sim! Comente aí sobre suas primeiras experiências em eventos, se você já foi a algum evento sozinho. Comente!

1 comentários:

Adorei o post. super útil.uma dica tmb eh tentar se divertir, apesar de estar sozinho.pessoas que estão se divertindo atraem outras que querem se divertir =]

Postar um comentário