domingo, 11 de dezembro de 2011

Lendas Japonesas - Umiboozu

Venho agora lhes trazer uma Lenda Japonesa, falando de um Youkai - Umiboozu (海坊主)



As lendas contam que Umiboozu é um terrível monstro marinho que normalmente aparece no litoral do Japão. Suas lendas são descritas no período Edo.
A principal ação desse monstro é destruir. Ele sempre aparece para devastar embarcações, levando junto com elas, os seres humanos para as profundezas do mar. Também dizem que ele pode formar um redemoinho nos litorais em formato de uma panela, e nela puxar os seres humanos que estiverem à sua margem.
Há muitas descrições sobre a lenda do Umiboozu. Algumas pessoas dizem que ele pode assumir várias formas. Mas, a sua característica física original é de ser monstruoso, chegando a medir 30 metros para fora da água e por ter uma cabeça careca muito brilhante. Esta fez com que o Umibõzu ganhasse o apelido de “Monstro careca”.
Dizem que esse monstro não tem boca e nem olhos e sua cor é negra como a noite sem luar. No entanto, em algumas lendas relatam o Umibõzu com boca enorme e olhos reluzentes como fogo.


Um Marinheiro, certa vez, roubou um barco no fim do mês e saiu mar adentro sozinho. Mesmo sabendo que sair ao fim do mês era proibido, ele continuou, cada vez ficando mais longe da costa. Até que de repente, Umiboozu surgiu para fora do mar e lhe perguntou:  "Você me enxerga como uma forma assustadora?". O marinheiro, sendo educado e até com um pouco de medo, lhe respondeu que não havia nada em Umiboozu que lhe assusta-se. Então, Ele continuou a navegar mar adentro e Umiboozu ficou parado olhando o marinheiro ir embora. Logo após a criatura desapareceu da mesma forma que tinha surgido.

Após ouvirem essa lenda, alguns japoneses então começaram a acreditar que não temer o Umiboozu faz com que ele desapareça nas profundezas do mar, sem fazer nada ao barco ou a tripulação.

É isso minna! Até mais!

2 comentários:

Algumas das frases estão iguaizinhas as da lenda do Umiibozu publicada no Mundo-Nipo, aliás isso aqui parece só um resumo do que foi publicado lá.

Postar um comentário