quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Kokeshi

Boa tarde minna! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje, trazendo um pouco de cultura Japonesa, venho falar das Kokeshi! As Kokeshi (こけし ou 小芥子) são bonecas japonesas originárias do norte do Japão. Feitas de madeira e pintadas mão, as kokeshi não tem braços ou pernas, e tem um tronco bem simples.



História e Origem


Não existem muitos registros sobre a história das Kokeshi. Apenas acredita-se que sua origem vem da Religião da época. Algumas pessoas e blogs falam que as Kokeshi seriam uma representação de uma lenda que se passa no Japão num tempo de escassez de alimentos onde as pessoas sacrificavam as crianças, e por isso a Kokeshi não teria braços nem pernas;

Ou então outros falam que as Kokeshi foram adotadas para os funeráis para crianças com menos de 1 ano de vida, e pensam assim como no caso da Okiku, a alma da pessoa passasse a viver na boneca.

Mas os registros históricos mesmo falam que as Kokeshi eram primeiramente fabricadas na província de Miyagi no período Edo (entre 1600~1868), direcionadas às crianças mais pobres (nesta época só haviam bonecas de porcelana, e eram muito caras) e depois vendidas nas fontes termais (onsen) da região de Tohoku, para os visitantes de outros países.

Tipos de Kokeshi


Existem dois Tipos de Kokeshi. Um deles, o Tradicional, que acompanha os primeiros estilos de Kokeshi feitas pelos Kijiya (artesãos/carpinteiros). Este estilo contêm 11 sub-estilos. São estes: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro. O Segundo estilo é a Criativa, onde quem faz tem livre direito de inventar em cima das primeiras ou das outras criativas.


Tradicional (Dento)


As Kokeshi tradicionais são feitas normalmente em um formato bem simples, com uma grande cabeça e o corpo inteiro cilíndrico e comprido. Antigamente produzidas em tornos manuais e por duas pessoas (O artesão em si e um ajudante para girar o torno). Provavelmente as antigas não eram pintadas, mas as atuais são todas pintadas e com temas florais. Os tipos de madeira variam para cada tom que desejam que ela fique. Após o término, o artesão deixa a Kokeshi ao ar livre num tempo que vária de cada região, normalmente de 1 a 5 anos.





Criativa (Shingata)


Ao contrário do Tipo Tradicional, a Criativa não tem um padrão de modelo, é simplesmente feita do jeito que agrade mais ao fabricante. Este tipo surgiu após a 2ª Guerra Mundial sendo muito popular atualmente. Usam técnicas novas como desenhos nas pinturas, gravuras e outros. As criativas também são deixadas um tempo ao ar livre antes de serem usadas e o tipo de madeira varia muito!


Hoje em Dia


Encontradas na sua forma normal, em chaveiros ou como lápis, as Kokeshi são hoje um presente muito procurado não só no Japão, mas em todo lugar do mundo.



Também é possível ver uma pequena competição no início de setembro nas fontes termais de Naruko (Naruko onsen) onde artesãos do país inteiro homenageiam a arte e o primeiro colocado recebe um prêmio das mãos do Primeiro Ministro Japonês.

Por quê não é possível encontrar as Kokeshi Antigas?


Esta é uma pergunta normalmente feita, mas a resposta é simples! Antigamente, quando as Kokeshi tinham uma representação muito espiritual e religiosa, os Artesãos presenteavam as crianças pois eles acreditavam que a criança tinha a ligação entre o mundo espiritual e os humanos. Quando as crianças se tornavam adultas, os artesãos pegavam a Kokeshi e queimavam, pois as Kokeshi, segundo eles, tinham que voltar às montanhas, e elas voltariam pela fumaça! Por isso é muito difícil de se encontrar Kokeshi Antigas!


<!-- function Abre(url, width, height) { window.open(url,"_blank","resizable=yes,toolbar=no,status=no,menubar=no,scrollbars=yes,width=" + width + ",height=" + height) } function Fun_Enviar(formID) { var formularios = document.forms.length; for(i=0;i<formularios;i++) { if(document.forms[i].name==formID) { var formulario = i; break; } } var num_respostas = document.forms[formulario].opcao.length; var resposta = num_respostas; var respostas = ""; for(i=0;i

O ..:: Nihon Blog ::.. Deveria sortear uma Kokeshi para os leitores?

Sim, Com Certeza

Talvez

Não



Votar

resultado parcial...




Gostou do Post? Achou legal as Kokeshi? O ..:: Nihon Blog ::.. deveria sortear uma Kokeshi para os leitores? Comente através do Facebook ou pelo Próprio Blogger!

2 comentários:

Muito bom esse post! Eu msm adoro as kokeshi e sempre q acho uma diferente, acabo comprando! Ah .. tb quero participar desse sorteio hein

Que bom que tenha gostado! Eu sempre tive vontade de ter uma kokeshi. Mas ainda não tive a oportunidade! Mas com a compra da Kokeshi para sorteio, comprarei uma para mim também!

Você poderá participar sim!! :D

Postar um comentário