quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Kanreki - 還暦

Último post do dia, vindo lhes trazer um costume Japonês. O Kanreki nada mais é do que a comemoração de 60 anos vividos de uma pessoa.


O significado literal é “retorno do calendário”, uma vez que o ciclo completo do calendário chinês termina – são 12 signos por ano, e 5 elementos por signo (metal, água, madeira, fogo e terra). Além de uma festa, normalmente organizada pelos filhos, é tradição dar para o aniversariante uma touca e chanchanko (ちゃんちゃんこ, espécie de kimono) vermelhos. Outros presentes dados são inscrições em vidro ou shodô, bebidas, entre outros. Um Costume antigo, que está entrando em desuso atualmente, é aposentar a pessoa no mês em que ela completará seu 60º (Sextagésimo) Aniversário. Este antigo costume está entrando em desuso pois, atualmente, é mais fácil da pessoa chegar aos 60 anos como antigamente.

O Vermelho é usado, pois normalmente os bebês que usam muito vermelho no Japão, e como nesse ano será o em que o seu ciclo será completo (por exemplo, eu nasci no Signo de Porco elemento madeira no ano de 1995, só em 2055, ano em que completarei 60, eu terei meu ciclo completo, onde será Porco elemento madeira novamente) é marcado como se você tivesse nascido de novo, ou seja, você voltou a ser um bebê.



É isso minna! Espero que tenham gostado! Até amanhã!

1 comentários:

Q legal fazerem isso no Japão
se fizessem aki no Brasil as coisas melhorar em relação ao respeito pelos idosos.
Bjs.

Postar um comentário