terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Eichiiro Oda - Lesão nos ligamentos do Braço

Vindo trazer uma notícia aí, mas nada muito alarmante.


Na mais recente edição da Shonen Jump foi publicado que o autor de One Piece, Eichiiro Oda, está se recuperando de uma lesão nos ligamentos do braço direito. Há algumas semanas, o mangaká tinha feito uma pausa para se recuperar. Não precisam se preocupar, não é nada sério, pois, esse tipo de lesão é comum com mangakás, para quem lê/assiste Bakuman, sabe que é muita pressão para ter sempre qualidade e ainda mais o prazo de entrega do manuscrito para a editora. Tudo isso, juntando com um pouco de Stress é o que pode ter acontecido.


As lesões dos ligamentos são classificadas em grau I, II e III.

Nas lesões grau I ocorre só o estiramento dos ligamentos, havendo somente microrrupturas das fibras ligamentares. A maioria desses pacientes não tem um quadro clínico grave, porque a lesão foi pequena e não chega a atingir cápsula articular, ou seja, dá somente uma dor momentânea, mas depois a dor desaparece e não é comum se observar edema ou quadro inflamatório local.

Nas lesões grau II, as fibras do ligamento ficam esgarçadas, e o trauma é de maior intensidade. Nesses casos o quadro de dor já é bem mais acentuado, normalmente atinge sinóvia (membrana sinovial que secreta o líquido sinovial) o que gera um edema na articulação, e impossibilita o paciente de movimentar a articulação e andar. Se por acaso ocorrer algum comprometimento de cápsula articular, ocorrerá a formação de um derrame articular (hemartrose), mas apesar da lesão do ligamento, a articulação ainda tem estabilidade.

Nas lesões grau III, existe uma lesão grave do ligamento (lesão acima de 80% das fibras) ou até lesão total do ligamento. Existe agressão da sinóvia, lesão da cápsula o que determina derrame articular. Nestes casos, o paciente além de grande quadro de dor, vai ter edema e grande instabilidade articular, ele não consegue movimentar o segmento e nem andar.

é isso minna! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário