quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hikikomori

Boa noite minna, vindo aqui já meio tarde mas... eu vim! (/ ^-^)/ Trazendo uma postagem de algo meio Curioso no Japão! Os Hikikomori (引き篭り).


Hikikomori é de origem japonesa e diz respeito às pessoas que vivem de extremo isolamento doméstico. Normalmente são Jovens, pertencentes a faixa etária dos 15~28 anos. Porém, não ache que é bom ficar na sua casa isolado do mundo, sendo um anti-social. Isso é constado como um problema grave de saúde. Dizem que os Japoneses que são Hikikomori são assim pois é exigido um alto grau de perfeição das tarefas diárias e também no Trabalho. Dizem que existem ainda casos muito fortes de pessoas de 40 anos que ainda são dependentes dos Pais, pois não tem experiência em trabalho, em nada.

O Ministério da Saúde no Japão estima que cerca de 70 mil japoneses são vítimas do fenômeno. Dados do psicólogo Saito Tamaki, criador do termo e pioneiro na pesquisa sobre tal fenômeno, indicam um quadro muito mais sombrio: um milhão de jovens do sexo masculino seriam vítimas desse distúrbio, o que leva ao assombroso quadro de 20% da população adolescente masculina (ou 1% da população do país inteiro) vivendo em reclusão quase que total. É um tanto óbvio que graças ao comportamento isolacionista ao extremo das vítimas, o número exato de Hikikomori existentes atualmente não pode ser medido com exatidão, e provavelmente está entre um dos dois extremos propostos pelos dados fornecidos. Há informações de que Tamaki teria posteriormente admitido em sua autobiografia (Hakushi no kimyo na shishunki) que esse número não tem base factual e foi empregado apenas para chocar e chamar atenção para o problema.


Porém, se você acha que é só no Japão, você está enganado. Os Hikikomoris podem ser encontrados em qualquer grande centro urbano do mundo com incidência em famílias onde o poder aquisitivo é maior. Com o recente avanço tecnológico e aumento do poder financeiro a família moderna propicia aos filhos conforto e tecnologia, desmotivando a enfrentarem o mundo, buscar seu espaço, seguirem seu caminho e dando a eles ocupação permanente em seus lares.

Normalmente os Hikikomori tem video-games, computadores, e comida (fast-food) para se manter ocupado! Sempre tem algo para fazer, mesmo estando parado em cima da cama, ele está observando ou a tela de computador, ou a tela da televisão, ou está comendo algo! Sempre assim!

é isso minna, até mais!!

3 comentários:

Ai credo né!
Bom final de semana, ki o tsukete kudasai ^^/

Recomendo: NHK ni Youkoso (bem vindo à NHK) retrata bem como é a vida de um hikikomori *-*

Ohana vc sabe que horas que passa esse programa?? =3

Postar um comentário