segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Milhares de Japoneses Protestaram contra a Energia Nuclear

Voltando aqui com um post sobre o Japão!


Mais de 60 mil japoneses se reuniram hoje para fazer um protesto contra a Energia Nuclear. Este protesto aconteceu em Tokyo.

O Japão proibiu a entrada da população dentro de um raio de 20 quilômetros ao redor da usina de Fukushima, no nordeste do Japão, que teve seus sistemas de resfriamento desativados pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que provocaram o derretimento das barras de combustível dos reatores.
Cerca de 80 mil pessoas foram retiradas da região ao redor da usina que ainda está vazando radiação, na pior crise nuclear do mundo desde Chernobyl em 1986, que obrigou o governo a repensar sua política energética.

Os Líderes do protesto, incluindo o vencedor do Prêmio Nobel Kenzaburo Oe, e o músico Ryuichi Sakamoto, disseram que este protesto tem o nome de "Sayonara Nukurearu Poueru" (sayonara nuclear power = Adeus Energia Nuclear)



Kenzaburo ainda disse: "Precisamos que nossos líderes e que a Federação Japonesa de Negócios fiquem cientes de nossa intenção de resistir" (resistir, no caso, à geração da energia nuclear)

O ex-premiê Naoto Kan disse à agência de notícias japonesa Kyodo News ter recebido informações de que cerca de 30 milhões de pessoas em Tóquio e nas províncias vizinhas poderiam ter de ser retiradas no cenário mais pessimista.
"Foi um momento crucial quando eu não tinha certeza se o Japão continuaria funcionando como um Estado", disse no final de semana, segundo a Kyodo.

Os manifestantes marcharam até a sede da empresa de energia japonesa, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), e fizeram um cordão humano ao redor do prédio. O acidente na usina de Fukushima, administrada pela Tepco e lembrado pelos manifestantes, foi o pior da história do país.



Muitos participantes deste protesto eram de Fukushima. Entre as pessoas que protestavam haviam quatro jovens que anunciaram uma greve de fome por dez dias para pressionar o governo a fechar as usinas. Segundo jornais locais, protestos semelhantes foram registrados em outras partes do país.

É isso!!

Até minna!

1 comentários:

Isso mesmo!!!
Os Japoneses são muito inteligentes pra fikar usando energia nuclear dou meu total apoio a eles!!!!
"原子力発電出" - "fora energia nuclear"

Postar um comentário