quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Especial História do Japão - Período Edo

Olá minna, muito boa noite!!
Espero que vocês me perdoem por não ter postado ontem, mas cheguei muito tarde em casa, e estava cansado... ^}^

Continuando... Este será o Ultimo Período que irei falar, por ser o maior...

o Período Edo durou por volta de 300 anos. Durante todos esses anos, os Tokugawa governaram a nação, graças as bases, implantadas por Tokugawa Reyatsu. Ele exterminou os Toyotomi e se apoderou definitivamente do poder. Estabeleceu-se na antiga cidade de Edo (atual Tokyo), e recebeu o Titulo de Shogun.
Enquanto isso, Toyotomi Hideyori, que foi derrotado, procurou reunir forças para reconquistar o poder. A noticia chegou aos ouvidos de Reyatsu, que, imediatamente, mandou tropas para o castelo de Osaka. De inicio, nada adiantou pois o Castelo de Osaka é 'envolto' por uma grande fortaleza, que havia sido construida com toda perfeição. Então, Reyatsu propôs a Hideyori que fizessem a paz, com a condição de aterrar os canais principais (que impediu com que a tropa entrasse no Castelo). A proposta foi aceita, e Hideyori aterrou os canais, deixando o Castelo, totalmente indefeso. Reyatsu não cumpriu sua promessa e quebrou o acordo atacando o Castelo, com a maior facilidade, fazendo que Hideyori se suicidasse junto a sua família.

Reyatsu zelou muito pelo poder conquistado. Estudou e planejou cuidadosamente as normas de seu governo, procurando não repetir as falhas cometidas pelos antecessores. Os governantes regionais, ou seja, os senhores feudais, foram classificados em três grupos: o primeiro, formado por seus parentes; o segundo, pelos vassalos originais e o terceiro, também por vassalos, porém os que vieram a se incorporar apos a vitória da batalha de Seki-ga Hara. Ieyassu distribuiu seus parentes e vassalos de confiança pelos pontos estratégicos da nação a fim de reduzir o perigo de rebeliões e conspirações. Procurou ligar à sua família os senhores que possuíam grande poder, mediante enlaces matrimoniais. Todos os territórios foram divididos com precaução, de maneira que ninguém pudesse ter oportunidade para se revoltar contra o governo central.


Os Antecessores de Reyatsu no governo japonês permitiram normalmente os privilégios do Cristianismo no Japão. Hideyori tinha medo da conquista do Japão por estrangeiros. Em 1596, um Navio Espanhol, que se dirigia ao México(antigamente conhecido como Nova Espanha), foi forçado a atracar no porto Japonês de Urado. Conversando com um tripulante do navio, soube-se que a Espanha usava o Cristianismo para conquistar as colonias. Esta informação foi passada imediatamente ao Shogun Hideyori que logo disse para os Jesuítas sairem do Japão. Muitos recusaram e foram crucificados em público.
Tokugawa Reiatsu também temeu o Cristianismo, mas em virtude do seu interesse em comercializar com os Europeus, não impôs com rigidez a lei anti-cristã. A Igreja no japão não obedecia as ordens feudais da época. Por esse motivo, em 1939 os portos foram fechados e proibiram o Cristianismo no Japão.

Após a Morte de Reyatsu, seu sucessor foi o Shogun Tokugawa Tsunayoshi, um grande estudioso. Sua preocupação com a cultura foi ao extremo fazendo com que ele perdesse todo o interesse pelo governo. Neste tempo, aumentou o nível de vida da cidade e os samurais foram forçados a aderir ao sistema de luxo. Porém, os guerreiros eram simples consumidores e não produziam nada, e logo tiveram que enfrentar um problema economico. A decadência dos samurais era invevitável. A longa paz trazia desemprego para muitos deles, que tinham de viver em plena miséria. A classe dos guerreiros antigos era superior, teoricamente, porém, na realidade, era a mais miserável.

Com a formação do Governo de Tokugawa, a cidade de Edo passou a ser um dos centros culturais do Japão. Surgiram grupos de escritores que deram um belo "colorido" à literatura. Os principais foram Takizawa Bakin, Jippensha ikku e Shikitei Samba. no "haiku", poesia que contém 17 sílabas, destacavam-se os famosos poetas Yossano Busson e Kobayashi Issa. Divulgou-se também, nesta época, as Poesias "Senryu" e "Kyoka" que eram poesias satíricas e humorósticas, que o poco gozava e criticava o governo, assim como fizeram os Trovadores em Galego-Português.
Nas artes figurativas, desenvolveram o "ukiyo-e", a xilografura em cores que representava cenas da vida cotidiana.

Também foi no Período Edo que surjiram os Ninjas.


gostaram?? Espero que sim... minha mão está doendo!!
Já já, mais posts!!


0 comentários:

Postar um comentário