sábado, 16 de julho de 2011

Dia da Musica

Pois éé.. hoje, é o dia da musica!! pelo menos a @scandal_rina disse a mais ou menos uma hora atrás.

Ima kara meiku. Ongaku no hi! Madamada tsuzuku zo ̄ ♪
Faça ainda agora. Dia da musica! Ainda tem tempo ♪

Sim... Se formos analizar, isso foi ontem no Japão e Hoje aqui no Brasil! 

Então Resolvi Fazer um Post sobre a Musica no Japão... e tem mais ainda por Hoje Como 

L'arc~en~ciel dedicado ao 'Medeiros Xd'

Taiko

E muito Mais! 

Vamos ao post!! xD



A Musica Japonesa divide-se, tecnicamente, em duas partes: a Clássica e a Folclórica ... Mas atualmente, está entrando a POP ... como as bandas que eu normalmente falo aqui! 

A Tradicional é classificada por Eras.. digamos assim! 

Era Nara

"Durante a era Nara (710-794) houve no Japão um forte intercâmbio cultural com a China. Neste período foi introduzido o Gagaku no Japão, que viria a se tornar a música da côrte japonesa.
O desenvolvimento musical se deu na era seguinte, a era Heian (794-1192). As músicas que vieram do continente asiático passaram por um processo de sofisticação passando a ter características claramente japonesas. O Gagaku passa a ser cultivado pela nobreza. Ela é uma música solene muitas vezes acompanhado de dança, executado com instrumentos de sopro (Sho - harmônica, Hichiriki - flauta vertical de palheta simples, Ryuteki e Komabue - flautas horizontais), intrumentos de corda ( e Wagon - tipos de koto, harpas horizontais;Biwa - espécie de balalaika) e instrumentos de percussão (TaikoKakkotsuzumi).
Nas eras posteriores Kamakura (1192-1333) e Muromachi (1338-1573) houve o crescimento do teatro. Tendo como base as apresentações comicas populares (sarugaku) e as danças dos camponeses plantadores de arroz (dengaku) surgiu o teatro Nô. As peças eram acompanhadas por um coro de oito vozes (utai) e um conjunto instrumental (Hayashi) formado por uma flauta (Nôkan) e três tambores (ko-tsuzumi, ô-tsuzumi - tambores portáteis pequeno e grande, taiko - tambor fixo). O teatro nô era apreciado pela classe militar de alto escalão, que dominava o Japão na época." - por Wikipedia 

Como podemos observar, a Era Nara foi uma era onde são marcadas aquelas musicas clássicas, normalmente acompanhada de danças... Por exemplo, no Festival do Japão que teve no mês passado em Campinas no Nippo, muitas das apresentações de canto ou de dança acompanhavam musicas desta época. 

"Mas, Batata... como que essa musica foi passada através de tantos séculos?" 

Assim como as poesias nas épocas dos Trovadores (aulinha de portugues), eles passavam as Trovas (cantigas) falando para familiares ou até mesmo em apresentações. 

Era Azuchi-Momoyama

"A era Azuchi-Momoyama (1573-1603) apesar de curta foi muito fertil em termos culturais. Foi nesta época que houve o estabelecimento e a consolidação das diversas artes tradicionais do Japão como o Ikebana e a Cerimônia do Chá. Musicalmente houve um grande desenvolvimento nos instrumentos. As flautas antigas evoluiram para o Shakuhachi, o Sô usado no Gagaku com cordas mais flexiveis ficaram mais brilhante e se tornaram os atuais Koto, o antigo Biwa foi substituido pelo Shamisen espécie de banjo com três cordas percutidas por um plectro. A união destes três instrumentos formou o Sankyoku. As eras anteriores foram marcadas pelas guerras internas que terminaram com a entrada da era Edo (1603-1867). Com a ascensão da classe mercantil, o sankyoku adquiriu grande popularidade."  - por Wikipedia 


As duas fotos são de dois instrumentos informados no texto. A primeira, a Flauta Shakuhachi, e o segundo aqui em cima, o Koto. 

O Ikebana, Também informado no Texto, é onde fazemos arranjos florais que são destinados a Buda.

Era Edo

"Durante a era Edo, a música para Koto chamado Sôkyoku, era tocado quase que somente pelos cegos, e pelas mulheres e jovens dos comerciantes mais abastados e dos militares de grau mais alto, fazendo parte de sua formação cultural. Na primeira metade do século XX, com o advento das gravações e do rádio, o Sôkyoku, sofreu um processo de popularização principalmente pelas mãos de Michio Miyagi que incorporou técnicas e arranjos inovadores na antiga música do Japão."  - por Wikipedia 


Michio Miyagi foi um grande compositor que revolucionou o uso do Koto. Michio compôs mais de 350 musicas. Perdeu a visão em 1902, quando tinha apenas 8 anos, e começou a estudar Koto pela orientação do Nakajima Kengyo II. Abaixo temos uma foto do Memorial Hall e após uma foto dele! 



As Musicas Folclóricas são chamadas de Min'yô 

Min'yô

"As músicas folclóricas japonesas (min'yō) podem ser agrupadas e classificadas de muitas maneiras mas é frequentemente conveniente pensar em 4 principais: canções de trabalho, canções religiosas (como sato kagura, uma forma shintoísta de musica), canções usadas para casamentos, funerais, e festivais (matsuri, especialmente Obon), e canções infantis (warabe uta). No min'yō, cantores são tipicamente acompanhados por três músicos que tocam alaúde conhecido como sangen, bateristas de taiko, e a flauta shakuhachi. Outros instrumentos que acompanham são flautas transversais conhecidas como shinobue, um sino conhecido como kane, um tsuzumi, e um koto. Em Okinawa, o instrumento principal é o sanshin. Esses são os instrumentos japoneses principais, mas os modernos, como guitarras elétricas e sintetizadores, é ainda usado nos dias de hoje, quando cantores enka fazem demonstrações das músicas." - por Wikipedia 

"O sanshin é um instrumento tricórdio, e compõe-se essencialmente de uma caixa acústica forrada de couro de cobra – ou de materiais sintéticos.  O sanshin é o instrumento musical mais importante e popular de Okinawa.
Acredita-se que a origem do sanshin é de mais de 4000 anos, no Egito, passando pela Índia, China, Okinawa, e disseminando pelo Japão como shamisen.
Muitas pessoas chamam o sanshin equivocadamente de shamisen, mas o ideograma é distinto, e o shamisen é uma evolução do sanshin de Okinawa." - por site nao identificado


Minna, por enquanto é isso.. minhas mãos doem, e estou com fome.. é
Jaá já.. Taiko aqui!


0 comentários:

Postar um comentário