quinta-feira, 2 de junho de 2011

Death Note! Deus ou Homens?

Olá Galera. Tudo bem? Espero que sim.
Hoje venho trazer um assunto meio polemico.

Death Note

Atenção. Este Post Contém Spoilers
Saiba disso antes de Ler! xD

Introdução:
Death Note é um anime que chamou atenção por onde passou, mesmo se você não assistia, tinha sempre alguém que comentava (pelo menos isso acontecia comigo). A dupla formada por Ohba Tsugumi(大場つぐみ) e Obata Takeshi(小畑健), manteve uma série na Weekly Jump da Shonen Jump Durante 3 anos (de 2003 até 2006), Levantando várias discussões a respeito da dualidade entre o bem e o mal de seus protagonistas. Com o Mangá publicado no Brasil pela JBC e com o anime tendo sido exibido por completo pelo Animax.

Noções de Bem e Mal:
Discutir o bem e o mal, o certo e o errado pode parecer uma coisa bem fácil, pois nossos pais nos ensinam sempre aquele velho ditado: “não confie em estranhos...blá blá blá...” (Para deixar claro, eles estão certos, o “blá blá blá” é um encurtamento no discurso deles). Em Death Note isso muda, pois as noções de bem e mal são impostas de um jeito diferente a cada capítulo. Como exemplo, o 1º Episódio, onde Haito(ou Light) Yagama acha que o mundo está podre, não só ele, mas o Shinigami Ryuuku também vê isso. Então Haito está na sua sala de aula e vê um caderno caindo do céu, e está escrito no Caderno: “Death Note” ... resumindo, ele pega o Caderno e leva para casa, na primeira página está escrito o modo de usar. Ele testa com um Homem que entrou numa escola e fez todos de refém. O Homem morre. Haito não acredita que o caderno fez isso, e pensa que tudo foi uma mera coincidência, mas decide levar o caderno para o cursinho para testá-lo mais uma vez. Na volta do cursinho, uma gangue aborda uma mulher em frente a papelaria que Haito está, o “líder” Tabuo diz o seu nome, Haito escreve o nome e diz que o motivo da morte foi acidente de transito. E isso acontece, Tabuo foi atropelado por um caminhão. Aqui, Haito está sendo “justo” livrando uma mulher de um possível Estupro.
Haito decide eliminar a “éscoria” do mundo, todos aqueles assasinos que estavam presos ou foragidos, fazendo uma “limpeza” no mundo. Mas... Matar, mesmo através de um caderno, não é uma coisa Ruim? No primeiro Episódio, o Shinigami Ryuuku, diz para o Haito que só sobraria ele de assasino.

E os personagens do “Bem”? L Persegue Kira(nome denominado por Haito) incenssamente, buscando o capturar para que as mortes parem, para que a sociedade se liberte de um assassino em série(Serial Killer), que acredita ser o Juiz Supremo.

Não podemos usar a mesma descrição para Haito e para L? Ambos não caçam assassinos e tentam livrar a sociedade de seus males?

Entendo perfeitamente, até acho interessante os autores deixarem o leitor fazer sua própria escolha de bem e mal, pois, a cada vez que você prestar atenção na história, ela toma um rumo diferente na sua cabeça.(acontece comigo direto)

Deus ou Homens? Justiça Divina ou Humana?
Dentro do mundo de Death Note, percebe-se claramente que existem duas idéias de justiça distintas: A idéia de Haito, e a idéia de L.
No meio da História nós percebemos, que, Haito “sobe a cabeça*”, tomado pelo “poder” que tem em mãos, e começa a acreditar que é um Deus, um Juiz Supremo (“O Deus do novo Mundo” como ele diz no primeiro episódio).
Neste momento temos uma “explosão”, não vemos mais os ideais de um garoto contra os ideais de uma sociedade, mas percebemos uma “justiça divina” contra uma humana.


Conclusão:
Diversos pontos de vistas são possíveis, cada elemento analisado de forma crítica levará o leitor a mais uma possibilidade, que modificará o seu pensamento sobre a série.


Obrigado Minna! Até
Deixem seus comentários sobre seu ponto de vista de Death Note (caso tenha acompanhado a série)
Altamente Recomendado, tanto o anime quanto o mangá (para quem não assistiu)
Até!

0 comentários:

Postar um comentário